O documentário The Corporation (A Corporação) é uma produção canadense produzida e dirigida por Mark Achbar, Jennifer Abbot e Joel Bakan em 2003. Mais de 40 entrevistas são apresentadas com diversos pontos de vistas de historiadores, executivos, críticos e ativistas como Michael Moore.
O que o documentário
de maneira geral nos mostra é a forma como agem as corporações e o
poder conquistado por estas ao longo do tempo. Suas formas de atuação
visam somente a produtividade e consequentemente o lucro, não
importando como e quais as formas de se alcançá-los. O que podemos
ver é o poder do grande capital que “engole” as pequenas
empresas e se estende pelo mundo.
As
estratégias de marketing utilizadas pelas mesmas fazem com que seus
produtos façam parte da nossa vida, influenciando nossas formas de
consumo e até servindo como elementos de distinção dentro da
sociedade, pois determinados produtos tornaram-se símbolos de status
e poder. O encantamento provocado por esta “máquina” não
permite que o consumidor pense, analise ou até mesmo perceba o que
está por trás do funcionamento dessas corporações. Aliás, o
objetivo é este mesmo: o papel do consumidor é consumir, gerar
lucro e não pensar sobre o que está consumindo.
Neste
sentido, o documentário é um alerta sobre a falta de ética das
grandes corporações, das suas influências no jogo político
mundial e sua atuação ambígua, como no caso de empresas que mantém
programas sociais ou ecológicos, mas ao mesmo tempo utilizam
mão de obra quase escrava ou infantil na fabricação de seus
produtos – principalmente nos países chamados subdesenvolvidos -
e produzem materiais ou resíduos prejudiciais ao meio ambiente.
O
documentário é um instrumento de reflexão sobre a sociedade atual.
Tudo o que a mesma está produzindo e quais são os custos social,
ambiental e econômico deste tipo de atitude e qual é a herança
que o mundo de hoje está deixando para as gerações futuras.
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