domingo, 27 de outubro de 2013

Documentário The Corporation (A Corporação)

O documentário The Corporation (A Corporação) é uma produção canadense produzida e dirigida por Mark Achbar, Jennifer Abbot e Joel Bakan em 2003. Mais de 40 entrevistas são apresentadas com diversos pontos de vistas de historiadores, executivos, críticos e ativistas como Michael Moore.
 
 
O que o documentário de maneira geral nos mostra é a forma como agem as corporações e o poder conquistado por estas ao longo do tempo. Suas formas de atuação visam somente a produtividade e consequentemente o lucro, não importando como e quais as formas de se alcançá-los. O que podemos ver é o poder do grande capital que “engole” as pequenas empresas e se estende pelo mundo.
 
As estratégias de marketing utilizadas pelas mesmas fazem com que seus produtos façam parte da nossa vida, influenciando nossas formas de consumo e até servindo como elementos de distinção dentro da sociedade, pois determinados produtos tornaram-se símbolos de status e poder. O encantamento provocado por esta “máquina” não permite que o consumidor pense, analise ou até mesmo perceba o que está por trás do funcionamento dessas corporações. Aliás, o objetivo é este mesmo: o papel do consumidor é consumir, gerar lucro e não pensar sobre o que está consumindo.
 
Neste sentido, o documentário é um alerta sobre a falta de ética das grandes corporações, das suas influências no jogo político mundial e sua atuação ambígua, como no caso de empresas que mantém programas sociais ou ecológicos, mas ao mesmo tempo utilizam mão de obra quase escrava ou infantil na fabricação de seus produtos – principalmente nos países chamados subdesenvolvidos - e produzem materiais ou resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

 
O documentário é um instrumento de reflexão sobre a sociedade atual. Tudo o que a mesma está produzindo e quais são os custos social, ambiental e econômico deste tipo de atitude e qual é a herança que o mundo de hoje está deixando para as gerações futuras.
 
 
 Clique na imagem para ver o vídeo.



 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário