Passeata dos profissionais da Educação do Município do Rio de Janeiro |
A greve dos profissionais municipais da educação da cidade do Rio de Janeiro iniciada no dia 08 de agosto de 2013, parece estar chegando ao fim. O magistério municipal não vivia uma greve há 19 anos. Ela é reflexo da insatisfação com a política educacional dos últimos governos - do ex-prefeito Cesar Maia e do atual Eduardo Paes - que tem como marca o sucateamento e privatização das escolas e a desvalorização do profissional da educação.
Muito já foi escrito sobre esta greve e seus motivos, o que desejam/esperam os profissionais da educação que participaram dela. Por este motivo, neste post irei apenas indicar textos e leituras que ajudam a entender o que os professores contestam no projeto educacional implementado pelo governo Eduardo Paes e sua secretária de Educação Claudia Costin e o que acontece/aconteceu durante este movimento a partir do olhar de quem se envolveu diretamente nele: os professores.
Assembleia da rede municipal de educação - Clube Municipal |
Uma coisa é certa: independente dos rumos que irá tomar este movimento, NADA SERÁ COMO ANTES, pois como postou no Facebook a Andressa Lacerda, professora que tive o prazer de conhecer durante nossa luta,
"Só quem fez greve pode entender o que estou falando.
Só quem respirou o gás de efeito imoral
Só quem recebeu telegrama
Só quem teve a ameaça de corte de ponto
Só quem acompanhou a ocupação na Câmara
Só quem ficou debaixo de sol com aquela camisa preta e viu a Rede Globo ser expulsa da prefeitura
Só quem voltou pra escola encarou os "colegas"
Só quem conhece as musiquinhas
Só quem abriu mão de momentos com a família para militar
Entenderá o que representou essa greve."
Só quem respirou o gás de efeito imoral
Só quem recebeu telegrama
Só quem teve a ameaça de corte de ponto
Só quem acompanhou a ocupação na Câmara
Só quem ficou debaixo de sol com aquela camisa preta e viu a Rede Globo ser expulsa da prefeitura
Só quem voltou pra escola encarou os "colegas"
Só quem conhece as musiquinhas
Só quem abriu mão de momentos com a família para militar
Entenderá o que representou essa greve."
Foto: Wagner Pinheiro |
Para ter acesso aos textos, basta clicar nos links:
Educação pública, lógica privada - Cátia Guimarães
TODOS PELA EDUCAÇÃO e o episódio Costin no MEC: a pedagogia do capital em ação da política educacional brasileira - Olinda Evangelista & Roberto Leher
Relato de uma professora sobre a greve da educação no Rio de Janeiro - Larissa Costard
Educação não é mercadoria! A quem serve a lógica da meritocracia nas escolas - Juliana Lessa
Alguns comentários sobre o "Plano Estratégico" do estado do Rio para a educação e as "metas" - Rael
Discussão pedagógica ou balanço patrimonial? - Luiz Eduardo
Filmagem do dia a dia da escola... FAKE! - Luiz Eduardo
O pior pesadelo de Paulo Freire - Antônio Carlos Dutra
Estamos caminhando para um apartheid educacional - Entrevista com Roberto Leher
O projeto de educação e seus interesses - Cátia Guimarães
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed768_o_projeto_de_educacao_e_os_seus_interesses
Hoje é um dia diferente - Cristiane Nascimento
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/hoje-e-um-dia-diferente
Os professores no Rio e a disputa pelo projeto de educação pública no Brasil - Guilherme de Alcântara
http://jornalggn.com.br/noticia/os-professores-no-rio-e-a-disputa-pelo-projeto-de-educacao-publica-no-brasil
Ao mestre o castigo - Renato Silva
Entendendo o plano de carreira proposto pela Prefeitura do Rio de Janeiro - Juliana Lessa
Nenhuma desculpa pelo transtorno (três palavras sobre a greve) - Wesley Carvalho
VÍDEOS
Professora Luitgarde desabafa verdades na Comissão de Educação.
Vereador Renato Cinco com nojo da Câmara, PM e Rede Globo.
Educadora Suzana Gutierrez esclarece os motivos da greve e da ocupação da Câmara
http://www.youtube.com/watch?v=m8f-xwFRewM
Manifestação de Professores - Causas e efeitos
http://www.youtube.com/watch?v=VAoSy07-dwk&feature=youtu.be
Ato unificado dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro
Companheira, tenho certeza de que podemos fazer uma boa pesquisa e prática teatral na escola sobre um momento histórico das revoluções. Digo isso, pois, vejo como a sua narrativa e prática estão alinhadas a uma ideologia de libertação. Obrigado por você existir!!! bjs
ResponderExcluir