quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Malho (1915-1920)

ANO - 1915
 
O tema da 1ª Guerra ocupa as páginas da revista durante todo o ano, seja através das charges, reportagens ou editoriais. Os reflexos da mesma nas relações entre os países envolvidos diretamente no conflito, as consequências econômicas e as pressões para que os países ainda neutros tomem uma posição se apresentam como os principais focos de discussão.
 
Especialmente neste ano, a notícia da entrada da Itália na guerra é destaque na revista. Outro ponto discutido diz respeito às negociações internacionais para que os países que não estão envolvidos diretamente na guerra, principalmente os países da América Latina, se posicionem a favor dos Aliados rompendo relações econômicas e diplomáticas com a Alemanha.
 
Internamente, a crise econômica vivida pelo país e as pressões dos países europeus em cobrar do Brasil dívidas que ainda estavam longe de vencer são motivos de críticas por parte da revista. Politicamente, o país enfrenta conflitos como a Guerra do Contestado, que é entendida pelos chargistas e editores como uma guerra motivada por ambições pessoais dos governadores dos Estados envolvidos. E no Ceará, o movimento em Juazeiro é bastante criticado pelos editoriais e charges. Este episódio é visto como um movimento de fanáticos religiosos que estão sendo manipulados por grupos políticos, que possuem interesses que levam a desordem e a insegurança para a região.
 
Em relação aos índios, é constante a utilização de sua imagem para representar o Brasil nas charges. Mas eles também aparecem como representações de alguns estados como o Ceará (a índia Iracema), Pará e também o Estado do Mato Grosso. Neste ano, temos duas fotos de índios enviadas para a revista por viajantes. Uma apresenta um grupo de índios habitantes do Rio Juruá, e o texto que acompanha a foto os identifica como índios já bastante inseridos no mundo dos brancos.
 
IMAGENS DE ÍNDIOS
Representação do Brasil (índio “tradicional”) – 7 imagens
Representação do Brasil (índio vestido ) – 8 imagens
Representação de Estados da Federação – 3 imagens
Índios no Carnaval (fantasias) – 1 imagem



ANO - 1916

A Guerra do Contestado ainda é tema na revista durante o ano. Além deste conflito, a revista aponta para outras disputas estaduais em relação à delimitação de territórios e definição de fronteiras com os estados vizinhos. A crise econômica vivida pelo país também é frequente, além das críticas feitas às práticas políticas vigentes.
 
Um outro tema que ocupa várias edições da revista é a discussão a respeito da posição do Brasil em relação à 1ª Guerra. No Senado e na Câmara, políticos defendem suas posições a favor ou contra o abandono do Brasil da sua posição de neutralidade. Alguns chegam a defender que além de abandonar a posição de neutralidade, o Brasil deveria se envolver diretamente no conflito enviando tropas para a Europa.
 
IMAGENS DE ÍNDIOS
Representação do Brasil (índio “tradicional”) – 9 imagens
Imagens de índios – 1 imagem
Pessoa fantasiada de índio – 1 imagem

 
 
ANO - 1917
 
Um assunto bastante discutido pela revista é o Tratado de Arbitramento assinado entre o Brasil e o Uruguai, que tratava da questão dos limites entre os dois países. A revista é bastante crítica em relação ao tratado e em relação ao papel do Ministro das Relações Exteriores, Lauro Muller, que diversas vezes tem seu trabalho comparado com o do Barão do Rio Branco, considerado pela revista um verdadeiro diplomata e negociador que conseguiu tratados internacionais vantajosos para o Brasil.
 
A economia, desta vez afetada pelo bloqueio alemão e inglês aos produtos brasileiros e pela proibição de importação do trigo brasileiro pela Argentina, é novamente tema de charges e editoriais. Neste caso, a revista critica muito a relação que o Brasil vem estabelecendo com a Argentina, onde os brasileiros sempre agem como amigos enquanto o país vizinho não tem nenhuma consideração com o Brasil, sempre promovendo ações que beneficiam seus interesses e prejudicando o país.
 
Durante vários meses, a revista dá destaque à pressão exercida pelos EUA para que os países latino-americanos saiam da sua situação de neutralidade em relação à guerra e rompam relações diplomáticas com a Alemanha. O Brasil muda de posição em relação à guerra, rompendo relações diplomáticas com a Alemanha com a substituição de Lauro Muller por Nilo Peçanha no Ministério das Relações Exteriores. As relações entre os dois países se estreitam e a revista coloca a aproximação entre Brasil e EUA como algo positivo. Coloca também o Brasil como pioneiro na luta pela civilização e como modelo a ser seguido pelos outros países latino-americanos.
 
IMAGENS DE ÍNDIOS
Representação do Brasil (índio “tradicional”) – 2 imagens
Representação do Brasil (índio vestido) –16 imagens
Fotos de índios – 1 imagem
Imagens de índios – 1 imagem



ANOS - 1918, 1919 e 1920


O ano de 1818 é marcado pelo fim da Guerra. As charges e editoriais fazem críticas à Alemanha, dando ênfase às suas ações e classificando-as como incivilizadas e contrárias à paz e ao progresso mundial.


Em 1919, podemos dizer que a revista começa a questionar as relações estabelecidas entre Brasil e EUA. Se antes a revista se mostrava favorável a estas relações, agora se mostra reticente e vê os EUA como uma ameaça à soberania do país.

 

Em 1920, o grande destaque à intervenção do governo federal na Bahia. Após as eleições locais, surgiram denúncias de fraudes e não aceitação do governo eleito por parte da oposição. As disputas chegam à luta armada e a intervenção do governo na Bahia, sufocando a oposição através do enfrentamento militar, o que foi muito criticado pela revista. Mesmo agindo dentro da legalidade, a revista vê a ação do governo federal como ilegítima, pois considera pertinentes as reivindicações da oposição e defende que o governo agiu a fim de apoiar e dar garantias ao governo da situação.


IMAGENS - 1918

Representação do Brasil (índio “tradicional”) – 1 imagem
Imagens de índios - 1 imagem
Representação de Estados da Federação – 2 imagens


IMAGENS - 1919
Representação do Brasil (índio “tradicional”) – 1 imagem
Representação do Brasil (índio vestido) –1 imagem
Imagens de índios - 2 imagem


IMAGENS – 1920
Representação do Brasil (índio “tradicional”) – 5 imagens
Personagem vestido de índio – 2 imagens
Representação de Estado da federação - 1 imagem
Imagens de índios - 2 imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário