terça-feira, 11 de junho de 2013

Projeto Rondon: a construção do Brasil e a causa indígena


Rondon na sequência do documentário Parimã | Luiz Thomaz Reis/Museu do índio/Funai
 
 
Logo após a conclusão da minha Graduação, tive a oportunidade de trabalhar em um projeto de pesquisa chamado Projeto Memória. O projeto é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, que procura resgatar a memória cultural do país através de personagens que, de alguma maneira, contribuíram para a transformação social e cultural da sociedade brasileira.
 
Dentro desta prosposta, o Projeto Memória produziu vídeos documentários, livros fotobiográficos, sites, exposições e materiais pedagógicos sobre Castro Alves, Oswaldo Cruz, Carlos Drummond de Andrade, Nísia Floresta, entre outros.
 
O projeto na qual participei em 2009, produziu os mesmos materiais citados acima sobre Candido Mariano da Silva Rondon. Intitulado Rondon: a construção do Brasil e a causa indígena, ele foi realizado em parceria com o Museu do Índio.

A construção da figura mítica e histórica do Marechal Rondon, como a explicitada no título do projeto - personagem que tem sua importância por ser um indivíduo que contribuiu para "construção do Brasil" - é uma questão que merece ser problematizada. Tarefa que gostaria e que me proponho a realizar em outro momento e  assim que for possível. O que gostaria de ressaltar aqui, além de apresentar o material resultante deste trabalho, é a existência e importância do acervo fotográfico do Serviço de Registro Audiovisual do Museu do Índio para nós, historiadores.

Minha tarefa principal foi a de identificar cerca 2.000 fotos do acervo audiovisual do Museu catalogadas como Comissão RondonEsta documentação fotográfica foi produzida pela Comissão Rondon no período entre 1900 e 1922, durante as várias  expedições formadas para instalar linhas telegráficas no interior do Brasil sob a chefia do militar. As fotografias são de autoria de diversos militares que participaram da Comissão como  Alberto Brand, José Louro, Luiz Leduc, Oscar Pires, Joaquim de Moura Quineau, Luiz Thomaz Reis, Emanuel S. do Amarante e Benjamin Rondon (filho do Marechal Rondon), entre outros.

Além da instalação das linhas telegráficas, a Comissão desenvolvia outras atividades: levantamento geográfico e topográfico, da fauna, flora, mineralogia, climatologia, etnografia e pacificação dos índios. O registro das expedições realizadas pela Comissão era de extrema importância para Rondon, pois ajudava a divulgar suas atividades e também convencer os apoiadores da importância e da continuidade dos trabalhos.

Como coloquei, minha tarefa era a de identificar diversas fotos deste acervo com o objetivo de ajudar na seleção das imagens que fariam parte do livro fotobiográfico. Para tanto, era preciso identificar não apenas os autores e data/ano de produção da imagem como também quem ou o que elas retratavam. Algumas dessas imagens já haviam sido identificadas para uma posterior organização na base de dados do museu. Mas a grande maioria estava sem nenhuma identificação. Ao fim do trabalho, grande parte das imagens foram total ou parcialmente identificadas (algumas, infelizmente, permaneceram sem identificação). Muitas dessas imagens fazem referências aos Postos Indígenas criados durante a gestão do SPI (Serviço de Proteção aos Índios).

Conheço apenas um trabalho acadêmico que tem como fonte as imagens produzidas pela Comissão Rondon (se existem outros, por favor, me avisem): o livro A imagética da Comissão Rondon: etnografias filmicas estratégicas, de autoria do antropólogo e fotógrafo Fernando de Tacca. Originalmente, uma tese de doutorado em antropologia, a obra analisa a produção imagética da Comissão Rondon como a construção de uma imagem "oficial" do índio e formando uma etnografia visual sustentada na concepção de imagem-conceito do índio.

O que eu gostaria de reivindicar é a apropriação/utilização deste acervo, bastante desconhecido, pelos historiadores. As imagens estão lá, guardadas, esperando que alguém as explore, as utilize como fonte na composição do conhecimento histórico. Alguém se habilita?


Para conhecer os resultados do Projeto Rondon, clique aqui.

Para saber mais sobre o Projeto Memória, clique aqui.

Referência bibliográfica: TACCA, Fernando de. A imagética da Comissão Rondon: etnografias filmicas estratégicas. Campinas: Papirus, 2001.

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